BODEGA CERRO CHAPEU

RIVERA / URUGUAI

A Bodega Cerro Chapeu lidera o desenvolvimento das exportações de vinhos do Uruguai, a região vinícola da América do Sul. As propriedades de Cerro Chapeu estão localizadas no ambiente mais puro, de acordo com os índices de sustentabilidade ambiental (ESI) das Universidades de Columbia e Yale.

Localizado no departamento de Rivera, a 500 km ao norte de Montevidéu, na fronteira com o Brasil. A área foi escolhida em meados dos anos 70 em colaboração com a UC Davies. Localizado a 340 metros acima do nível do mar e cercado por colinas planas - típicas desta região -, a área possui solos arenosos profundos, com rendimentos relativamente baixos e boa drenagem para evitar o excesso de umidade nas videiras.

A adega foi construída em 1997 dentro de uma colina para otimizar recursos e usar a gravidade para minimizar a intervenção no processo de vinificação. 

70% das suas vinhas são Tannat. Outros varietais incluem Cabernet Sauvignon, Arinarnoa, Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Chardonnay.

A vinícola é administrada pela 10ª geração da família Carrau, que mantém vinhedos de manejo sustentável desde 1752, começando na Cataluña e depois no Uruguai no século XX.