Quinta da Fata Encruzado Reserva Branco Dão DOC
ENCRUZADO.png

DÃO, PORTUGAL

A Região Demarcada dos Vinhos do Dão é a mais antiga região demarcada de vinhos de mesa em Portugal. A Quinta da Fata situa-se junto à aldeia de Vilar Seco, no concelho de Nelas, coração dos Vinhos do Dão. Quem visitar Nelas deparará com o monumento “Ao Escanção, por bem servir”. Este monumento,  homenageando a profissão escanção, demonstra bem a importância que se dá na região ao vinho e à sua qualidade. Foi mandado erigir pelo Dr. Eurico Amaral, proprietário e produtor de vinho na Quinta da Fata, pai dos actuais proprietários, quando era Presidente da Junta de Turismo das Caldas da Felgueira.

Tipo: Branco

Casta(s): 100% Encruzado

Teor Alcoólico: 13,5%

Açúcar: 1,8 g/l 

Acidez Total: 5,5 g/l

PH: 3,46

Vinificação: O processo segue pela prensagem de uva inteira em prensa e decantação em depósito inox a frio. Em seguida o mosto é completamente limpo e trasfegado para outros depósitos em inox onde vai fermentar a temperatura controlada de 15ºC.

Envelhecimento: 5 meses com batonnage.

NOTAS DO ENÓLOGO

Visual: Coloração amarela muito pálida.

Aroma: Fruta branca, ligeiramente tropical e algumas notas de chá e minerais. Algumas notas mentoladas e citrinas.

Paladar: Na boca apresenta-se bem fresco, mineral, com volume, estrutura e final persistente. Ressalta a frescura e volume com acidez e mineralidade também marcante.

Harmonização: Pode ser servido como aperitivo ou como acompanhamento de peixes, mariscos ou demais frutos do mar. Acompanha bem queijos amanteigados ou secos.

Temperatura de Serviço: Entre 8ºC à 10ºC.