Herdade do Arrepiado Velho Branco
Herdade do Arrepiado Velho Branco.png

ALENTEJO, PORTUGAL

A Herdade do Arrepiado velho está localizada em Sousel, a cerca de 40 km de Portalegre, no Alto Alentejo. Em 2001 viu renascer um espaço há muito abandonado. O monte alentejano do séc. XIX foi reconstruído de acordo com a arquitectura tradicional da região, magnificamente conservado, pleno de espaços de rara beleza. Com uma área total de cerca de 100 hectares, a barragem destaca-se entre vinhas e olival, num misto de cores e tranqüilidade, como só o alentejo oferece. Em 2002, David Both (viticultor) e António Maçanita (enólogo) juntaram os seus conhecimentos, inovação e dedicação, selecionaram as castas e criaram a já apelidada “Vinha dos 100 pontos”.

Tipo: Branco

Casta(s): 80% Antão Vaz e 20% Verdelho

Teor Alcoólico: 13%

Açúcar: 0,6 g/l 

Acidez Total: 6 g/l

PH: 3,26

Vinificação: O vinho foi elaborado por suave prensagem de cachos inteiros e uma clarificação totalmente natural conferindo ao vinho uma verdadeira pureza de fruta e ausência de compostos fenólicos agressivos. O sumo fermentou lentamente.

Envelhecimento: Em tanques de aço inox.

NOTAS DO ENÓLOGO

Visual: Cor amarelo palha com tons esverdeados.

Aroma: Fresco, notas de abacaxi, mineral, com boa acidez.

Paladar: Na boca apresenta-se encorpado, com acidez equilibrada e mineralidade.

Harmonização: Combina bem com pratos que requerem um vinho com corpo e frescura como peixe grelhado e pratos simples de massa al dente.

Temperatura de Serviço: À 10ºC