Chateau de Cayx Malbec
Chateau de Cayx Cahors.png

CAHORS, FRANÇA

Sua Majestade a Rainha da Dinamarca e Sua Alteza Real o Príncipe Consorte, nascido Henri de Laborde de Monpezat, adquiriram o Forte  Château de Cayx em 1974 para ser uma das residências da Família Real da Dinamarca. O Príncipe Consorte Henrik da Dinamarca, depois de ter restaurado o castelo, replantou o vinhedo centenário, dando luz a vinhos renomados. Château de Cayx, residência da família real dinamarquesa dá nome ao famoso vinho que vem de uma seleção de terreno de 7 hectares.

Tipo: Tinto

Casta(s): 100% Malbec

Teor Alcoólico: 14%

Açúcar: < 0,8 g/l

Acidez Total: 3,36 g/l 

PH: 3,53

Vinificação: Após uma poda verde, é feito um desbaste manual na videira. A colheita é mecânica, com um sistema de triagem dentro da colheitadeira. Uma segunda triagem manual é feita na adega. Uma maceração pré fermentativa a frio ocorre a 8°C por 3 dias, depois a vinificação ocorre em cubas de aço inoxidável termo reguladas. Uma fermentação alcoólica e uma maceração final são realizadas a 32/35 ° C. Após a fermentação malolática, o Château de Cayx é envelhecido em barricas novas por 1/3, outro com barricas de 1 ano e outro terço com barricas de 2 anos.

Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês.

NOTAS DO ENÓLOGO

Visual: Cor vermelha púrpura.

Aroma: Frutas vermelhas.

Paladar: Na boca mostra notas de especiarias e taninos sedosos. Sua concentração faz dele um ótimo vinho Cahors, elegante, com bom potencial de envelhecimento.

Harmonização: Peito de pato com cerejas ou um pernil de 
cordeiro.

Temperatura de Serviço: Servir à 19ºC.