CHATEAU DE CAYX

CAHORS / FRANÇA

O Château de Cayx está localizado no meio do vinhedo de Cahors e data do início do século 15, e provavelmente ainda mais antigo. Sem dúvida, passou a existir como um forte construído para controlar e ganhar dinheiro com o tráfego de barcos no rio Lot.

Construído sobre uma encosta rochosa, o castelo ergue-se sobre um dos muitos meandros do rio, junto ao povoado com o mesmo nome localizado no distrito de Luzech. O castelo foi constantemente ampliado e desenvolvido ao longo dos séculos, tornando-se uma extensa residência construída com pedra lapidada, e agora é a residência francesa da família real dinamarquesa. Em 1974, Sua Majestade a Rainha Margarida da Dinamarca e seu marido, Sua Alteza Real o Príncipe Henrik (1934-2018) compraram o castelo. A família do príncipe já morava em Albas, a apenas 10 km de Cayx, há várias décadas. A história da família remonta ao século XV e é originária de Béarn.

 

O príncipe dividiu seu tempo durante sua infância entre a Indochina (na época uma colônia francesa), onde seu pai e seu avô possuíam grandes propriedades, e o Vale do Lot.

Ao longo dos anos, a Rainha e o Príncipe restauraram e transformaram o castelo, bem como restabeleceram uma prestigiosa vinícola que se estende por cerca de 24 hectares de terra. 

vin-cayx-danemark-2.jpg
vin-cahors-cayx2.jpg
vin-cayx-danemark.jpg
chateau-prince-danemark-4.jpg