Batovi Tannat T1 Single Vineyard

CERRO CHAPEU, URUGUAI

Cerro Chapeu está localizado na formação do solo Batovi chamado dorado, que são solos arenosos vermelhos e profundos característicos de baixa fertilidade, considerado o mais antigo da América do Sul. O lote T1 foi identificado há alguns anos como o melhor Tannat do Cerro Chapéu. Uvas maduras de baixa produção, colhidas manualmente. Vinificado com a mais alta tecnologia em nosso armazém por gravidade e engarrafamento com mínimo manuseio em Cerro Chapeu. O resultado é um vinho sensorialmente complexo, um tannat com taninos elegantes e encorpados.

Tipo: Tinto

Casta(s): 100% Tannat

Teor Alcoólico: 13,5%

Açúcar: 1,8 g/l

Acidez Total: 4 g/l 

PH: 3,5

Vinificação: Uvas fermentadas em tanque aberto afundando o bagaço pelo método tradicional, evitando o bombeamento dos mostos. Então, o primeiro suco é deixado em 30% de novos barris de carvalho (50% de carvalho americano, 50% de francês), onde a fermentação termina.

Envelhecimento: 15 meses de envelhecimento em carvalho americano e francês.

PREMIAÇÕES

93 pontos Wine Enthusiast
93 pontos Descorchados

NOTAS DO ENÓLOGO

Visual: Vermelho escuro.

Aroma: Aroma muito concentrado de frutas vermelhas, ameixas e alcaçuz. O tempo do barril dá complexidade com notas de coco e tabaco fresco.

Paladar: O paladar tem uma ótima estrutura, com taninos redondos que lhe conferem elegância e longevidade. Um vinho com um corpo mastigável e cujo tempo engarrafado será mais complexo. 

Harmonização: Ideal para acompanhar todos os tipos de carnes, queijos maduros e pratos de panela. 

Temperatura de Serviço: Entre 16°C a 18°C.